Como surgiu a campanha setembro amarelo?
A campanha teve início nos Estados Unidos, em 1994. Foi em homenagem a Mike Emme, um jovem de 17 anos que cometeu suicídio em 8 de setembro daquele ano. No Brasil, a campanha começou em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão - por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).
O Setembro Amarelo é uma campanha mundial que envolve ações de conscientização e valorização da vida, que deve ocorrer não só em setembro, mas durante o ano todo. Um dos principais objetivos da campanha é prevenir novos casos de suicídio.
Os índices crescentes de suicídios colocam o assunto em pauta na internet, nos grupos de discussão, na mídia e dentro das empresas. Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer.
“Cuidar dos outros é oferecer aquele olhar acolhedor de compreender sem julgar e se colocar à disposição para uma conversa amiga”, afirma Carlos Correia, voluntário do CVV.
Acolher é cuidar, cuidar é prevenir 🎗️
Cuidar de si e das pessoas ao nosso redor pode nos ajudar a lidar com nossas emoções. O esgotamento físico e mental está diretamente associado ao desgaste excessivo do corpo e da mente.
Todos os cuidados com a saúde mental no trabalho são válidos e eles vão desde a comunicação, passando por atividades físicas e de lazer que aumentem o seu bem-estar e diminuam o estresse. São situações do cotidiano que desencadeiam efeitos negativos e recorrentes no bem-estar psicológico e emocional das pessoas, tornando-as, por exemplo, mais fragilizadas, abatidas e instáveis.
Aqui estão algumas dicas que podem ajudar na sua saúde mental:
Pratique exercícios físicos;
Priorize uma alimentação saudável;
Inclua momentos de lazer no seu dia a dia;
Passe mais tempo com pessoas que você gosta;
Crie uma rotina de sono equilibrada;
Faça psicoterapia e/ou algo que promova bem-estar.
Home Office: a liberdade de escolher como passar o dia
Muito se tem falado sobre esse modelo de trabalho e como ele impacta em vários aspectos na vida de profissionais, e já é fato que trabalhar em casa cria possibilidades. O atual modelo resulta num aumento significativo da diversidade regional, expandindo as possibilidades de trabalho e abrindo espaço para novos talentos, esses que trazem consigo suas identidades e uma bagagem cultural única.
Além de ser uma ferramenta que impulsiona mudanças sociais, incluindo pessoas de diferentes contextos e regiões, o home office traz uma flexibilidade de horários, as pessoas podem atuar na segurança de seus lares, o que traz comodidade, eliminação de distrações e um dos maiores impactos, ausência de tempo gasto com a locomoção.
E como outros processos, trabalhar em casa nos traz obstáculos. Algumas empresas não disponibilizam as ferramentas necessárias para que os(as) profissionais desenvolvam suas atividades, isso gera desvantagens em termos de infraestrutura. As informações mais sensíveis da empresa podem ser afetadas pelo uso de diferentes conexões de rede e o excesso de trabalho é um grande problema, profissionais que não sabem gerenciar o trabalho nesse modelo acabam tendo uma sobrecarga, afetando a saúde mental.
Como tornar o home office um ambiente saudável e acolhedor?
Uma das formas de cuidar da saúde mental no trabalho é estimular o diálogo entre as equipes e proporcionar momentos de troca de experiências. Na Cromai estamos sempre empenhados em promover ações dedicadas a isso, como encontros e treinamentos que envolvem todas as pessoas colaboradoras que revolucionam o agro conosco.
Sabemos que falar sobre assuntos pessoais e oferecer uma escuta acolhedora pode contribuir para identificar problemas. Portanto, manter um ambiente humanizado, empático e acolhedor deve se tornar uma prática consistente nas empresas.
Aqui cultivamos cada vez mais uma cultura de bem-estar e, para isso, disponibilizamos para todas as pessoas colaboradoras um Auxílio Saúde para inspirá-las a cuidarem de si mesmas, praticando meditação, yoga, terapias, etc.
Também firmamos parceria com a Gympass, que oferece um benefício corporativo que dá acesso a uma vasta rede de academias, estúdios, aulas, treinamentos e muito mais.
Contamos também com uma pesquisa semanal de sentimentos, uma forma das lideranças acompanharem o bem-estar das pessoas lideradas e é uma pesquisa que nos mostra o panorama, em dados, de como a Cromai vem tendo resultado nesta frente.
Agatha Ueno
Analista de Marketing
Angel Bandeira
Analista de Diversidade,
Equidade e Inclusão
Comments