top of page
  • Foto do escritorAntônio Melo

Como a pulverização localizada auxilia na sustentabilidade



Os benefícios da pulverização localizada para o meio ambiente


As plantas daninhas trazem grandes impactos na produção agrícola, disputando por luz, água e nutrientes com as culturas, resultando em quedas expressivas de produtividade. Por isso, é crucial adotar estratégias de manejo para contê-las.


Uma das táticas eficazes é a pulverização, e é sobre isso que vamos falar neste artigo e sua relação com a sustentabilidade. Continue lendo para descobrir mais e ficar por dentro desse importante tema!


O que é a pulverização localizada?


Quando se pensa em pulverização em uma lavoura, a abordagem mais comum realizada é aquela em área total, com pulverizadores autopropelidos ou para utilização em tratores.


Porém, há outra forma de realizar esse manejo: a pulverização localizada.


Esta forma, pode ser realizada por meio do autopropelido, mas também por drones, por controle manual ou até inovando com um quadriciclo, por exemplo, como mostrado na figura abaixo:




Figura 1. Quadriciclo com barra pulverizadora instalada. Fonte: Agriexpo (s.d.).


Esta forma de pulverização é empregada apenas nas áreas identificadas com infestação de plantas daninhas.


Além disso, ela é utilizada nas regiões onde o agricultor julga necessário aplicar, conforme suas análises e objetivos.



Benefícios da pulverização localizada


São muitos os benefícios para o meio ambiente que esse tipo de pulverização traz em relação a aplicação em área total.


Aqui estão os principais ganhos ao meio ambiente.


Economia de herbicidas


Uma das vantagens mais evidentes é a economia de herbicidas.


Como a aplicação é direcionada apenas para as áreas com infestação de plantas daninhas, a quantidade necessária de herbicidas é consideravelmente reduzida em comparação com a pulverização em toda a área cultivada.

Essa economia não apenas beneficia o bolso do agricultor, mas também contribui para a redução do uso de substâncias químicas no ambiente agrícola, promovendo práticas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.


Redução de quantidade de água


Da mesma forma que ocorre com a economia de herbicidas, essa abordagem pode resultar na redução da quantidade de água necessária para a calda.


Em questão de proporção, a economia de água na pulverização localizada é a que se observa maior redução percentual, principalmente quando é realizada via drones.


Redução de gases de efeito estufa


Outro benefício que promove a sustentabilidade, é a redução de gases de efeito estufa.


Há uma eliminação total na emissão de gases quando esta aplicação é realizada em lugares específicos por meio de drones ou por meio do controle manual.



Mas como ter as daninhas mapeadas na área?


A partir de imagens coletadas por drones em campo, a solução que desenvolvemos, o Cromai Scan, faz a classificação e identificação georreferenciada de grupos de daninhas utilizando a inteligência artificial.


A partir desse diagnóstico é possível a realização da pulverização localizada, possibilitando maiores índices de produtividade além de uma produção sustentável.


Quer aprender mais sobre nossa solução e descobrir técnicas eficazes de manejo de plantas daninhas? Não deixe de acompanhar nosso blog e explorar nosso site! Fique por dentro e aprimore suas práticas agrícolas.




Rebeca Ribeiro

Analista de Projetos

em Sustentabilidade





Luana Rett

Estagiária de

Geotecnologias


81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page