• Iara Rodrigues

Como funcionam os Bastidores de uma agtech?

As pessoas certas multiplicam a nossa missão.



O time Quem não quer trabalhar com o que ama? A Cromai está sempre em busca de pessoas apaixonadas por suas profissões, para contribuir na revolução do agronegócio.

Topar esse desafio não é fácil, mas proporcionar um diagnóstico agrícola de precisão aos produtores e usinas, e poder beneficiar o consumidor com produtos mais sustentáveis, saudáveis e de menor degradação ambiental, fortalece e envolve cada um presente na Cromai.


No time de Bastidores não poderia ser diferente, a equipe é formada por colaboradores engajados e capacitados nas especialidades que compõem a área e que se envolvem na cultura agro e tech da empresa: diversos squads, produção de estudos do setor agro, busca de parcerias e tudo isso para proporcionar que a nossa tecnologia adentre um setor tão tradicional quanto o agronegócio brasileiro.

Isso se funde às habilidades que não podem faltar em setores de suporte indireto ao produto da empresa: comunicação leve, coletiva e transparente para todos; estruturação de processos claros e fluidos; documentação e normas simples de fácil acesso; uso de softwares e automações como ferramentas exponenciais; duplas em constante comunicação para backup de apoio.



Por que o nome “Bastidores”?


O time de Bastidores nasceu no início de validação do negócio da Cromai: com a união das rotinas de facilities, finanças e departamento pessoal. Lá a missão se casava com o significado do nome da equipe: “bastidores são corredores que contornam a cena, no palco, fora das vistas dos espectadores”, segundo o dicionário Oxford Languages. Tinha-se o princípio de apoiar, na época, o pequeno time da Cromai sem burocratizar e travar o ritmo acelerado de desenvolvimento que a tecnologia precisava, portanto fazia total sentido unir as atividades dessas especialidades em poucas pessoas.


Na medida em que o produto se desenvolveu para o mercado, o time da Cromai dobrou de tamanho nas duas rodadas de captação realizadas, e com isso o time de Bastidores teve que se preparar melhor separando-se em duas áreas: "Gente & Gestão" e "Finanças & Governança". Após quase 3 anos de Bastidores na Cromai, a missão mudou: hoje estrutura-se ativamente processos e projetos que envolvem as outras áreas da empresa para um atendimento e fluxo de trabalho de alta qualidade, multiplicando os pilares da cultura ágil da Cromai, aspirando em uma empresa com 100 colaboradores.



Qual o impacto da nossa área na empresa?


Por meio das áreas de Gente & Gestão e Finanças & Governança, o time atua com os processos de suporte indireto ao produto, ou seja, não está envolvido na cadeia de valor principal do desenvolvimento e entrega do produto da Cromai, mas está incluso em diversos processos que suportam os processos diretos da entrega ao cliente. Em termos gerais: o time cria e aprimora seus processos, realizando o monitoramento contínuo de tudo aquilo que não se vê no dia a dia, mas que impacta diariamente em cada um dentro e fora da empresa.


A área de Gente & Gestão, ou GG como chamamos carinhosamente, é responsável pelos assuntos que tangem a cultura e o clima organizacional, a jornada do colaborador desde seu recrutamento até o offboarding, a relação com e entre os colaboradores, a comunicação da empresa, treinamentos e benefícios.

Além de toda a entrega com qualidade que envolvem as atividades citadas anteriormente, é inquestionável que as colaboradoras de GG tenham em seu DNA o valor Cromai: "Transpiramos Bom Humor, Sintetizamos Bem Estar". Foram muitas implementações conectadas à este valor: fomento das rodas de bate papo de assuntos diversos, eventos e happy-hours temáticos, brindes e prêmios, atendimentos individuais, treinamentos e desenvolvimento de pessoas, tudo isso para tornar a experiência de estar na Cromai agradável e fascinante para todos.

Dentro da área de Finanças & Governança, ou FG, tem-se o escopo referente à contas a pagar e receber, orçamentação e planejamento, conciliação bancária e movimentação à contabilidade, relatórios de desempenho às diversas partes envolvidas no negócio, além dos diversos controles e sistemas implantados que garantem a performance financeira da empresa dentro das metas estabelecidas. Há também uma forte conexão com as equipes que vão à campo: fornecimento da estrutura de reembolso de despesas de viagens, documentação de visita às usinas em que a Cromai está presente, e os alinhamentos de venda ao cliente, pois afinal tratamos cada cliente da forma customizada que ele necessita. “Ouvir e observar, resolver e encantar: esse é o nosso algoritmo para o cliente”.


Em síntese, o maior impacto do time está em cada stakeholder da Cromai: a multiplicação em cada um da sua motivação em se conectar à revolução do agro, de suas execuções e entregas, dos incontáveis suportes a cada pessoa, das trocas e apurações de dados e informações.



Quais os maiores desafios que encontramos e como lidamos com eles?


Toda startup de sucesso passa por diversos ciclos de crescimento exponencial: o time dobra de tamanho em um curto espaço de tempo. A Cromai já passou por dois destes ciclos e está se preparando para mais um em 2022. Planejamentos e execuções ágeis são demandados simultaneamente e por isso o maior desafio do time de Bastidores sempre esteve envolvido com a dor do crescimento. Como o time é enxuto (hoje é o menor em número de colaboradores), sempre é observado com atenção os futuros gargalos e interrupções. Assim é feita uma avaliação de planejamento sob o projeto de crescimento de todos os times, e dessa forma os Bastidores iniciam sua organização para re-orçar, contratar e implantar novas ferramentas.

Esse salto de melhoria inicia-se em recrutamento e seleção com a meta de contratar certo e rapidamente para executar o grande número de vagas abertas simultaneamente. Depois embarcar todos os novos cromaienes com um plano de desenvolvimento, para que após 1 mês e meio estejam entregando suas atividades adequadamente a todo vapor. E não adianta só colocar para dentro da Cromai, é necessário organizar as áreas e planos de carreira para que esses colaboradores cresçam juntos com a empresa!

Com o aumento do time, cresce o volume de trabalho em campo e novos clientes, demandando assim uma logística mais enxuta e melhores soluções para despesas com viagens. Ter vivenciado esses dois ciclos já após o início da pandemia, fez com que os Bastidores optassem em primeiro lugar por soluções digitais: plataforma de assinatura, sistemas conectados, automações, comunicação unificada, ferramentas de produtividade e conhecimento disponíveis ao time. Além de aprender a trabalhar com pessoas de forma assíncrona e digitalmente: foi criada a proposta de trabalho remote first, passou-se a abrir agenda de dúvidas e atendimentos em videoconferência, aplicação constante de pesquisas sobre diversos assuntos. Isto posto, crescer é complicado, mas com muito planejamento e organização é possível superar as instigações provadas pelos desafios apresentados. E têm-se que, todo o trabalho explorado, potencializa o bem estar e a união do time dos Bastidores e da Cromai.



Qual foi o maior aprendizado na área?


A Cromai não possui máquinas de fabricação, ou linhas de montagem de produtos. Ainda não possui grandes estoques ou diversos andares de escritórios. A Cromai nasceu com linhas de código digitadas por uma pessoa e que hoje são escritas e suportadas por dezenas de profissionais. O maior aprendizado da área sempre será sobre a contribuição de cada um dos colaboradores: eles são as engrenagens desse motor e por isso é preciso proporcionar razões positivas para elas estarem na companhia.


Como os Bastidores é um setor de rotinas de suporte voltadas à administração da empresa, trocar o olhar tradicional de como outras empresas fazem as atividades foi um grande aprendizado. Foi uma grande lição para a área, que as soluções feitas pelo time necessitem desse olhar diferenciado, para que sejam entregues na forma que a empresa é e por isso aprender e entender que as brilhantes pessoas é que fazem a Cromai ser única.




Por que fazer parte do time de Bastidores e da Cromai?



Assim como toda a Cromai, o time enfrenta constantes desafios que proporcionam aprendizados e muito crescimento profissional. O ditado “uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida” é experimentado diariamente, promovendo a satisfação dos Bastidores perante os resultados colhidos na empresa. #NovosDesafiosAdubamONossoCrescimento.


O time de GG possui um projeto focado no desenvolvimento profissional dos colaboradores (Projeto Performance), o qual é analisada a performance e realizado um trabalho com plano de ação para potencializar e/ou desenvolver competências técnicas, bem como competências comportamentais alinhadas com a cultura da empresa. Já a área de FG está sempre com a implantação de alternativas para redução de custos e garantir a performance financeira da empresa. Inteligência de negócios é vivenciada dia após dia. O alinhamento por meio de práticas que apresentem os valores da empresa é constante nas áreas!

Fazer parte da equipe dos Bastidores significa trabalhar com autonomia e contribuição elevadas ao máximo nos projetos coletivos da área, a fim de fortalecer todos os valores da empresa como agilidade, documentação, bem-estar e tudo isso conectado do agro ao tech!

Se você se vê nisso e quer poder deixar sua marca na revolução digital do agro, seu lugar é aqui no time dos Bastidores da Cromai!



Material elaborado por:

Flávio Andrade

Iara Rodrigues


75 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo