A cultura Afro-brasileira sempre foi um farol de resistência e criatividade. Através das artes, negros e negras têm expressado suas experiências, dores e conquistas.
Durante o Novembro Negro na Cromai, o grupo de afinidade Agro-tons, compartilhou semanalmente dicas com o intuito de convidar todas as pessoas a explorarem, apoiarem e promoverem o que pessoas negras vem produzindo. Aqui você encontrará o compilado dessas dicas. Vamos nessa?
Trilha Formativa de Equidade Racial
Disponibilizado pela Fundação Itaú, essa trilha apresenta conceitos fundamentais para compreender a luta antirracista e situar historicamente as demandas do movimento negro. O curso tem duração de 4h e é dividido em 5 módulos: Desigualdades e políticas públicas, O conceito de raça e seus desdobramentos históricos, Racismo e antirracismo: violência, movimentos sociais e juventude negra no Brasil, Interseccionalidade e feminismo negro e Raça, política e eleições no Brasil.
📘Estude em:
Podcast: Pele negra - máquinas brancas
Este episódio do podcast Ciência Suja revela como sistemas de computação podem ser sabotados pela discriminação, e o que pesquisadores do Brasil e do mundo estão tentando fazer para contornar esse cenário problemático.
Documentário: AmarELO - É tudo para ontem
Neste documentário o rapper Emicida mostra o processo de construção do seu albúm Amarelo, ao mesmo tempo em que fala da luta antirracista e destrincha as letras das músicas. Fica a recomendação como uma introdução do que se trata a luta antirracista.
📺 Assista em: https://www.netflix.com/br/title/81306298
Livro - Pele Negra, Máscaras Brancas do Frantz Fanon
Para aqueles que se interessam em entender mais a fundo o pensamento antirracista, indicamos o livro Pele Negra, Máscaras Brancas, que é uma referência dentro do movimento onde o autor demonstra como a sociedade colonialista cria disparidades econômicas e sociais baseadas na cor da pele.
📗 Leia em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/8269273/mod_resource/content/1/FANON_PELES NEGRAS MASCARAS BRANCAS.pdf
Livro - Tornar-se Negro da Neusa Santos Souza
Por fim, indicamos o livro Tornar-se Negro, que trás uma abordagem psicanalítica sobre o impacto do racismo na construção da identidade negra. Está disponível nas principais livrarias do Brasil, e é possível ler uma prévia no Google Livros: https://www.google.com.br/books/edition/Tornar_se_negro/LSo9EAAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1&pg=PT4&printsec=frontcover
Além disso, em nosso instagram você encontra mais informações. Acesse os links abaixo e confira!
📌 6 Atitudes Antirracistas: em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Racismo (18/11), foram apresentadas práticas antirracistas e como aplicá-las diariamente a fim de termos uma sociedade livre do racismo. Material disponível no link: https://www.instagram.com/p/DCg9x1kvX3y/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
📌 Dicas de Locais Históricos para Visitar no Brasil: um guia com destinos que conectam à história racial do Brasil, incentivando o conhecimento e a valorização das diversas culturas que fazem parte do nosso país. Material disponível no link: https://www.instagram.com/p/DCmBXI3PxJQ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
A jornada de celebrar e valorizar a cultura Afro-brasileira é contínua. Ao consumir conteúdo criado por pessoas negras, apoiar esses artistas e compartilhar essas histórias, estamos contribuindo para um mundo mais antirracista. Que tal começar agora mesmo compartilhando esse post com alguém? Compartilhe suas descobertas nas redes sociais e inspire mais pessoas a fazerem o mesmo!
Kommentare