top of page
  • Foto do escritorIara Rodrigues

Cultura de 1:1 - Por que fazer?


Existe coisa melhor do que um diálogo aberto entre você e a sua liderança?

E estou falando uma troca sincera, onde podemos falar desde as atividades do dia-a-dia até o plano de carreira dentro da organização.

Pois é, aqui na Cromai somos assim, e tem funcionado muito bem!


Vamos entender um pouco sobre 1:1?


Quando fazemos parte de um time, somos responsáveis por projetos, atividades e negociações, queremos saber se estamos indo na direção certa, até mesmo compartilhar dúvidas e dores sobre o processo.

Em muitos lugares as lideranças estão tão ocupadas com os prazos, metas e toda a correria do dia-a-dia, quase que não há tempo para conversar com os seus liderados, o que não é bom, pois acaba deixando o time pouco motivado, com lamentações de coisas que deram errado e até mesmo sem o simples contato com a própria liderança.


Aqui na Cromai, temos a cultura de encontros 1:1s, onde líder e liderado(a) tem um momento reservado para conversar sobre seu dia-a-dia, atualizações do PDI(Plano de Desenvolvimento Individual), feedback, elogios e muito mais.


Mas afinal, o que é 1:1?


1:1 ou one-on-one é um termo que utilizado em muitas organizações para um encontro, uma reunião, uma call (como você preferir chamar) entre duas pessoas. Reuniões de 30 minutos a 1 hora (a depender do tema e quantidade de tópicos) onde é levantado pautas importantes da semana, da área, da empresa e de qualquer outro assunto que as pessoas envolvidas queiram trazer. Sim, é bem simples!

O mais legal dessas 1:1s, é que não é para ser algo intimidador ou engessado (bem longe disso), a ideia desta reunião é que ela seja descontraída, com bom humor e prezando sempre pelo bem estar. Nesse encontro a liderança fornece suporte, cessa dúvidas e abre espaço para uma conversa sincera e tranquila com sua equipe, claro que de forma individual, como falado anteriormente, apenas entre duas pessoas.


As 1:1s devem ocorrer com uma frequência determinada, para que seja de fato uma rotina, tanto da liderança quanto de seus liderados. Problemas, dúvidas, curiosidades surgem a todo momento, não é legal um encontro a cada 1 ou 2 meses, perde-se a essência e voltamos a estaca 0, onde a liderança não tem tempo para o seu bem mais precioso, que é o seu time! Ainda mais em uma nova realidade, na qual o trabalho remoto está cada vez mais presente (aqui na Cromai é o modo predominante), em que não temos mais com tanta frequência os encontros casuais no escritório que aproveitamos para conversar.


Mas e se o time for muito grande?


Dá para fazer também, sabia? Podemos realizar os encontros semanal ou quinzenal, o mais comum são encontros quinzenais, mas não é regra.

Temos o exemplo de quando entra uma pessoa nova para o time, é um momento muito importante em que ela precisa ter suporte do(a) líder e cessar o máximo de dúvidas. Neste caso, é interessante que as one-on-one’s ocorram semanalmente.


E também entra neste assunto, um tema que estará em alta neste ano de 2022, e que podemos trazer aqui no Blog, é o de desenvolvimento de novas lideranças.

Novos líderes são desenvolvidos para acompanhar determinado time de uma área da empresa, dessa forma o(a) gestor(a) não ficará sobrecarregado(a) com um alto número de liderados para acompanhar a performance, realizar os encontros de 1:1s, direcionar atividades, projetos, dentre outras responsabilidades de um líder.


E qual o benefício das 1:1s?


Muitos, e vou citar aqui para você saber!

Ajuda no planejamento das atividades e prioridades, no desenvolvimento das pessoas do time, acompanhamento do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), feedbacks, elogios e também sobre mentoria para o plano de carreira. O(A) líder pode também entender o nível de satisfação do seu time dentro destas 1:1s.

Com os encontros de one-on-one’s a liderança pode auxiliar um liderado(a) a expor seus pontos de vista sobre ações e projetos da área. Ajuda a identificar mais afundo sobre insatisfação dentro da área e até mesmo com alguma atividade específica, e com base nisso poder traçar um plano de ação. Também auxilia na retenção de talentos dentro de uma organização.


Ah, lembre-se, ambas pessoas podem trazer tópicos para a conversa, não é restrito somente para a liderança conduzir a conversa. Como dito anteriormente, a ideia das 1:1s é não ser engessado e sim de fato uma conversa totalmente aberta.



Bom, já deu para entender como a periodicidade de one-on-one 's é muito importante, né? E mais que isso, saber direcioná-la com tópicos relevantes para ambos lados.

Conseguimos alinhar, dar devolutivas, desenvolver e crescer muito com esses encontros. Não perca mais tempo e coloque dentro da sua rotina os encontros de one-on-one’s!








150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page