top of page
  • Foto do escritorAntônio Melo

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?




Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos em 2015  pela Organização das Nações Unidas (ONU), onde foi estabelecido um compromisso de fazer avanços mais rápidos e de maior alcance, garantindo direitos e bem-estar de todas as pessoas em um planeta saudável e próspero. 


Quer conhecer mais sobre os ODS e sua contribuição para o alcance do desenvolvimento sustentável? Continue lendo para saber mais. 


Surgimento dos ODS


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também chamados de Objetivos Globais, foram adotados pelos países-membros das Nações Unidas. 


Compostos por 17 objetivos e 169 metas, esse conjunto ambicioso tem como prazo de realização o ano de 2030.


O propósito central dos ODS é criar iniciativas abrangentes para erradicar a pobreza e proteger o planeta, assegurando que todas as pessoas usufruam de paz e prosperidade.


Esses objetivos estabelecem a orientação e os planos de ação a serem seguidos pelos 193 países membros, com o intuito de atingir uma série de metas e objetivos ambiciosos que visam impulsionar o desenvolvimento sustentável em escala global.


A construção dos ODS ocorreu por meio de um processo de negociação global iniciado em 2013, no qual o Brasil participou ativamente nas discussões e definições desta agenda.


O país posicionou-se de maneira decidida a favor da priorização da erradicação da pobreza como uma das principais iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável.


Qual a importância dos ODS? 


Os objetivos, através da sua importância global, incentivam governos e empresas a adotarem práticas que impulsionem as metas estabelecidas pela ONU.


Assim, a cultura de sustentabilidade é fortalecida nesses meios, assumindo papéis importantes como a mitigação de impactos ambientais, contribuições sociais, de saúde e qualidade de vida das pessoas.


Os ODS são interligados, e reconhecem que ações realizadas em uma determinada área, trará resultados em outras, e que é fundamental que haja equilíbrio no desenvolvimento dos pilares social, econômico e ambiental, promovendo assim a  sustentabilidade. Abaixo você encontra quais são os 17 ODS. 




Contribuição da Cromai no alcance dos ODS


A Cromai está comprometida com o desenvolvimento sustentável, por meio de nossas operações, e especialmente no nosso modelo de negócio.


Através da utilização da nossa solução,  o Cromai Scan, que realiza a classificação e identificação georreferenciada de grupos de ervas daninhas na cana-de-açúcar e soja, utilizando a inteligência artificial, é possível diminuir a  utilização de defensivos agrícolas, água e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, minimizando assim, os impactos causados ao meio ambiente.


Adotamos práticas de gestão ambiental e estimulamos a adoção de boas práticas ambientais de nossos colaboradores, promovendo a conscientização com relação à gestão de recursos naturais, reciclagem e consumo consciente.


Contribuímos de maneira efetiva para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial os objetivos: 


  • 2.Fome zero e agricultura sustentável; 

  • 12.Consumo e produção responsáveis;

  • 13.Ação contra a mudança global do clima;






Rebeca Ribeiro

Analista de Projetos

em Sustentabilidade




Luana Rett

Estagiária de

Geotecnologias



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page