top of page
  • Foto do escritorAntônio Melo

Qual o impacto da sustentabilidade no agronegócio?



O termo Sustentabilidade vem sendo trazido à tona em todos os âmbitos de nossa sociedade. A cada dia se torna mais necessário que sejam tomadas medidas para minimizar os impactos negativos de nossas ações sobre o meio ambiente e sociedade, a partir da adoção de mudanças alinhadas com o desenvolvimento sustentável.


A partir disso decidimos explorar este tema com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o impacto e importância que a sustentabilidade tem em nossas vidas e sociedade. Continue lendo para saber mais.


O que é sustentabilidade?


Primeiramente, é importante compreendermos o que significa sustentabilidade, que consiste em atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras, garantindo ao mesmo tempo um equilíbrio entre o crescimento econômico, o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar social.


Agronegócio e sustentabilidade


O setor da agricultura tem como um dos principais desafios produzir alimentos e produtos primários usados em diversas indústrias e em paralelo diminuir seu impacto ambiental. Entre esses impactos podemos mencionar degradação do solo, diminuição da biodiversidade e consumo excessivo de água.


Muitas práticas podem ser adotadas visando uma produção sustentável, conciliando alta produtividade com diminuição do impacto ambiental, pois a adoção dessas medidas promovem a redução de gastos e o uso racional dos recursos naturais, fazendo com que as futuras gerações continuem tendo acesso aos produtos e serviços que hoje são oferecidos.



Confira alguns exemplos de uma produção sustentável:

  • Métodos de plantio direto, utilizando palha para proteger a superfície do solo.

  • Utilização de sistema de rotação de culturas, conservando as características físicas, químicas e biológicas do solo, além de proporcionar uma maior produtividade.

  • Dar preferência a utilização de energia renováveis, como por exemplo a energia solar.

  • Uso racional de produtos e defensivos que não agridem o meio ambiente, evitando o uso excessivo de produtos.

  • Instalação de método de reutilização da água da chuva (cisterna) para sistemas de irrigação.

  • Uso de agricultura de precisão, que através da gestão de informações visa otimizar a produção agrícola, promovendo sustentabilidade e produtividade.


Qual o impacto da Cromai na sustentabilidade?

A Cromai proporciona com seu produto de Daninhas a otimização do processo operacional, por meio da identificação de plantas daninhas e posterior pulverização localizada.


Com isso, é possível reduzir o uso de defensivos agrícolas, assim como, diminuir a utilização de água e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, minimizando possíveis impactos para os trabalhadores, meio ambiente e para o consumidor final.


Desse modo, a Cromai contribui ativamente com uma produção mais sustentável para aqueles que utilizam nossa ferramenta.





Rebeca Ribeiro

Analista de Projetos

em Sustentabilidade

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page