top of page
  • Foto do escritorIara Rodrigues

Conheça a nossa área de Produto, o que temos de diferente?



Estar à frente do desenvolvimento de soluções para a agricultura em um país referência mundial no setor. É esse nível de oportunidade que espera as pessoas na área de Produto e Design aqui na Cromai.


O time


O time de Produto e Design da Cromai vem evoluindo ao mesmo tempo que nossos produtos, nossa cultura e a empresa. Cada parte do escopo de pessoas designer e product managers foram criadas buscando referências e boas práticas em outras startups e em produtos de sucesso no mercado. Iniciou-se a área assumindo as atividades do escopo de product owner junto às pessoas desenvolvedoras e, à medida em que os fundadores da Cromai dedicaram-se a atividades mais executivas, o time apropria-se das atividades de gestão de produtos como estratégia, lançamentos e condução de product discoveries. Quem faz parte do time de Produto e Design, aprende os conceitos e ferramentas da gestão de produtos digitais e os aplica no contexto da agricultura e inteligência artificial.


Quais são os aprendizados com as evoluções dos nossos produtos?


À medida que o time entende mais os problemas do campo que nos dispomos a solucionar, mais entregas são realizadas e mais conhecimentos e aprendizados as pessoas do time adquirem, isso resulta em um ciclo de entrega e aprendizado que não pode ser atrasado. Pessoas de produto são desafiadas a evoluir em análise de dados, geração de hipóteses e experimentos, criação de MVPs, comunicação com stakeholders, gerenciamento de equipe, elaboração de estratégias de produto entre outras habilidades que compõem toda a responsabilidade de product managers. Já as pessoas designers aprendem a cada entrega sobre a jornada das pessoas que usam produtos Cromai. Com isso, conseguem construir funcionalidades capazes de solucionar problemas dos clientes.


Na Cromai, a área de Produto e Design passa por importantes ciclos de aprendizados que amadurecem os processos de desenvolvimento de produto. O time se dedica a entender o que é realmente valioso para as pessoas no campo; entregar evoluções rapidamente para aprender; observar atentamente o contexto e a experiência durante pesquisas e sempre criar soluções que sejam de fácil uso.


Qual foi o maior desafio da área com o crescimento da Cromai?


Com o rápido crescimento da Cromai, o time de produto e design necessita constantemente de criatividade para entregar valor para os clientes e uma alta capacidade de priorização, pois os sistemas desenvolvidos pelos times atendem a mais de uma solução que oferecemos ao mercado as decisões de desenvolvimento são tomadas em conjunto com outros stakeholders que só podem tomar essas decisões porque designers e pessoas de produto estão organizando informações de cada desenvolvimento e pensando em caminhos estratégicos para o futuro.


O que aprendemos ao desenvolver um produto voltado para o agronegócio?


Se você não está próximo do seus clientes e observando a realidade no campo de cada um, será muito difícil entregar valor. Os produtos precisam se adaptar à sazonalidade das operações agrícolas e com os aspectos previsíveis e imprevisíveis como cada safra é impactada. Outras soluções, fora do agronegócio, podem não ser impactadas com geadas e a falta ou excesso de chuvas, por exemplo. Um produto voltado para o agronegócio também precisa considerar a extensão territorial de propriedades rurais e limitações de conectividade.


O que tem de diferente a nossa área de Produto e Design com de outras empresas?


Incentiva-se muito o crescimento profissional na área porque nossa solução e contexto de empresa são únicos. Estamos desenvolvendo produtos digitais para a agricultura no país mais forte nesse setor do mundo. A agricultura aqui no Brasil pode evoluir ainda mais e se tornar, de longe, a mais avançada em tecnologia e consciência ambiental. É uma oportunidade muito valiosa para trabalhar com design e gestão de produtos digitais na agricultura. Além do lado agro, entregamos produtos que empoderam pessoas com a inteligência artificial, para quem tem paixão por estar à frente de descobertas tecnológicas e pensar em formas de aplicar essas inovações em produtos revolucionários, a Cromai é o lugar para isso. #AprendaOsDoisLadosDoBugAgroETech




Por que fazer parte do time de Produto e Design e da Cromai?


Existe muito espaço para botar a mão na massa e isso significa, muito trabalho, evolução profissional e oportunidade para resolver problemas e construir produtos de sucesso. #OPrimeiroPassoPodeSerSeu um dos valores da Cromai, onde valoriza-se muito a contribuição individual e coletiva, agregando valor profissional para nossos cromaianes e claro, ao nosso cliente, com melhorias de interface e produto.

As pessoas que trabalham em Produto e Design na Cromai são criadores de pontes e conexões entre times e contextos que permitirão mudar a maneira como as coisas são feitas na agricultura, como um outro dos nossos valores aponta, #NãoHáAvançoSemColaboração.


Além deste espaço de contribuição e mão na massa, preza-se não só pelo desenvolvimento contínuo dos produtos, mas também de cada pessoa aqui. Para isso, criamos um projeto focado no desenvolvimento profissional (Projeto Performance), onde a performance é monitorada a partir de planos de ações para potencializar e/ou desenvolver competências técnicas, bem como aquelas alinhadas com a nossa cultura.


Os desafios e aprendizados acontecem a todo momento, temos espaço para quem está disposto ao novo, quem tem vontade de arriscar, aprender e contribuir com uma empresa que está impactando positivamente o campo e que irá liderar a próxima revolução do agro.

Se você se encaixa nisso e tem essa sede por inovação, talvez o seu lugar seja conosco!


182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page