top of page
  • Foto do escritorAgatha Ueno

Conheça Gustavo Colombini, novo VP de Negócios | Momento Cromai



Gustavo Colombini se formou em 2003 em Agronomia na Unesp de Jaboticabal e, poucos meses depois de formado, iniciou sua carreira na Stoller como Representante Técnico de Vendas, em Balsas (MA). Colombini trabalhou na Stoller por quase 20 anos, tendo exercido inúmeras funções na empresa. Passou de RTV para Gerente Comercial, exercendo também a função de Gerente de Marketing.


Essas etapas foram fundamentais para sua vida de realizações. “Tive o prazer de conhecer o Brasil todo, todos os cultivos e principalmente conhecer muitas pessoas que foram importantes para minha formação como profissional e que me tornaram uma pessoa melhor” afirma Colombini.


Confira o que Gustavo Colombini revelou sobre sua trajetória profissional:


A agricultura era outra quando eu comecei no mercado de trabalho, ainda não tinha sido liberada a transgenia no Brasil, com isso os manejos tinham características distintas. Eu sempre trabalhei com grãos e a transgenia teve um grande impacto para o manejo de daninhas e pragas.


Os últimos 20 anos trouxeram grande avanço de produtividade da agricultura convencional, impulsionada por fortes evoluções na conservação do solo (manejo físico e químico), pelo uso de tecnologias fisiológicas e biológicas. Tivemos avanços tecnológicos muito interessantes: autopropelidos, plantio georreferenciado, agricultura de precisão e adubação em taxa variável são alguns avanços tecnológicos que podemos citar para esse início.


Começamos com monitoramento de lavoura via satélite, e hoje conseguimos avançar significativamente, com o uso da inteligência artificial. Identificar plantas daninhas e definir o manejo ideal, apenas nos locais de maior infestação é algo que a 20 anos atrás, quando eu comecei a trabalhar, seria algo impensável.


Como a tecnologia impulsionou a transformação do agro?


Pensando no recorte de um passado mais próximo, a sustentabilidade econômica, social e ambiental, começou a ter relevância e sem dúvida terá sua importância amplificada nos próximos anos.


Não posso deixar também de citar o nível de profissionalização que todos os segmentos do agronegócio alcançaram, sejam produtores, empresas, consultorias e pesquisadores.


Aliás, o agronegócio não é nada sem pesquisa, fica aqui minha gratidão para as pessoas que dedicam sua energia para criar ou evoluir soluções para a agricultura.


O futuro do agronegócio e a presença cada vez mais forte da inteligência artificial


Eu vejo um futuro de mudanças relevantes para o agro, nos últimos anos passamos por uma evolução muito forte, mas vejo que os próximos serão de transformação.


A inteligência artificial tem potencial para mudarmos como nos relacionamos com a lavoura. Seremos mais eficientes na condução do ambiente produtivo e teremos mais oportunidades para nos aproximar das plantas cultivadas, entendê-las melhor para tomarmos as melhores decisões de como “incentivá-las” a buscar maiores produtividades.


Eu não vejo desvantagens da presença da inteligência artificial na agricultura, muitos trazem preocupações com a substituição do ser humano, eu vejo de maneira diferente, vejo que a inteligência artificial vai liberar a inteligência humana para criar novos caminhos na agricultura.


A atenção está em como vamos levar essas tecnologias a todos os agricultores, pois ainda muitos não têm acesso e não entendem como isso pode ajudá-los, e essa obrigação hoje é das empresas que detêm soluções com inteligência artificial.


A inteligência humana, ou seja, as pessoas serão as responsáveis por solucionar desafios que a inteligência artificial tem no momento.


Qual o sentimento que você tem ao embarcar nessa nova jornada na Cromai?

Estou muito empolgado, sinto que estou participando diretamente de uma nova revolução na agricultura. Falamos muito em sustentabilidade, mas participar de um movimento que na prática age nos 3 pilares (econômico, social e ambiental) me deixa muito feliz. Na verdade não é um novo trabalho e sim um alinhamento de propósitos que tenho certeza que trará muitos frutos.


Mensagem de Colombini para nossos cromaianes

Estão preparados para serem agentes de uma revolução no agro? 🌱🚀💚





Agatha Ueno

Analista de Marketing

148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page